terça-feira, 25 de julho de 2017

Fundamentação Teórica - Segunda Lei de Newton

"A força resultante que age sobre um corpo é igual ao produto da massa do corpo pela sua aceleração" (HALLIDAY, 2012). Esse enunciado corresponde a segunda lei de Newton que em termos matemáticos é regido pela equação (1) abaixo:
Equação 1:
                                Resultado de imagem para segunda lei de newton
Fonte: Segunda lei de Newton. Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/segunda-lei-newton.htm.


A equação (1), mostra que a força resultante que age sobre um corpo será nula, quando a aceleração do sistema for igual a zero. Isso acontece quando o corpo se encontra em repouso e pela primeira lei de Newton tende a permanecer em repouso ou quando o corpo se encontra em movimento e tende a permanecer com velocidade constante, ou seja, movimento retilíneo e uniforme."Em tais casos, as forças que agem sobre o corpo se compensam, e dizemos que o corpo está em equilíbrio".(HALLIDAY, 2012).

Em relação ao projeto Anel de Thomson, teremos duas forças atuando sobre o anel são elas: a força magnética e a força peso que iram possuir sentidos opostos, uma em relação a outra. Formando a seguinte equação (2):
(2), onde F é a força magnetica em (N), P é o peso em (N),  m é a massa em (Kg) e a é a aceleração em (m/s2).
Todavia, o sistema anel de Thomson não possui aceleração, adquirindo-se uma nova equação (3):   
(3), onde o peso (P) sera igual a massa multiplicado pela gravidade. Dessa maneira a partir da segunda lei de Newton é possível calcular a força magnética do anel de Thomson, medindo a massa e multiplicando-a pela gravidade .
Publicado por: Marina Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário