quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Lei de Kirchhoff

Postado por: Victor Abreu



Leis de Kirchhoff


As Leis de Kirchhoff são utilizadas na física em circuitos elétricos complexos. Foram formuladas em 1845 por Gustav Robert Kirchhoff e são utilizadas, por exemplo, em uma fonte de resistores em série em paralelo, para encontrar sua corrente elétrica. As Leis de Kirchhoff são duas: Lei das correntes e Lei das tensões.

A primeira Lei de Kirchhoff (que se utiliza em fontes de resistores em paralelo), afirma que a soma das correntes parciais que chegam ao nó é igual á soma das correntes que saem do mesmo. “A soma algébrica das correntes em um nó é sempre igual à zero”. E é representada pela seguinte fórmula:




A segunda lei, chamada de Lei das tensões (que se utiliza em resistores em série) afirma que se a corrente percorre a malha, em qualquer momento, a soma algébrica das tensões será nula, pois a tensão da fonte de resistores quando se encontra em série se divide entre todos os consumidores desta corrente. “A soma algébrica das tensões ao longo de uma malha elétrica é igual à zero”. E é representada pela seguinte formula:

                                  




RELACIONANDA A LEI DE KIRCHHOFF COM O TRABALHO ANEL DE THOMSON

O funcionamento do circuito (imagem a seguir) que gere eletricidade para o bobina do projeto tem como característica a malha simples, em que toda corrente que entra é a mesma a sair, obedecendo a lei das correntes
Fonte: Autoral



Referências:

HALLIDAY,D ; RESNICK; WALKER,J. Fundamentos de Física: Volume 3- Eletromagnetismo. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
http://www.infoescola.com/eletricidade/leis-de-kirchhoff/

Nenhum comentário:

Postar um comentário